domingo, 30 de maio de 2010

Gravidez Precoce (A Estatística Da Estupidez)

    Fazendo um trabalho de Escola topei com essas informações retiradas de um site oficial.
    Se não forem quentes, estão perto: haja meninas tendo filhos! Claro que rola esse fato na classe média, e acima. Mas, nas classes mais pobres o bicho pega!
    Considero a estupidez, mencionada no titulo, de total responsabilidade dos que gerem uma política capenga, caolha, 'católica', que, com mais boa vontade (e até por 'caridade'), deveriam, através dos canais de informação que possuem,  dar um alô pra meninas ficarem mais espertas.
    Na verdade, não só dos 'canais de informação', dispõem os governos (federal, estadual, municipal), mas da GRANA que possuem, e que gastam em propagandas institucionais inócuas, ou pior: nas propagandas de governo do sicrano, do beltrano, e da puta que os pariu!).
    Em cidades do Interior do Norte o estoque de pílulas anticoncepcionais acaba em 10 dias..., pode uma coisa dessa?????????????
    Bem..., aí vai a informação:

    A cada 17 minutos uma adolescente se torna mãe.

    Apenas 14% das adolescentes usam metodos contraceptivos.

    Nos últimos 20 anos aumentou em 391% o numero de adolescentes gravidas.

    240.000 jovens são atendidas no SUS por complicações causadas por aborto.

    20% das adolescentes que fazem aborto clandestino, morrem.

    Como se percebe, os numeros são aterradores, se considerarmos que outras pessoas (como os familiares por exemplo), estão envolvidos nessas estatísticas; em que não é computado os sofrimentos que advém de um aborto mal sucedido...

                                         ---------------------------------------------------

    Por causa de duas moças, a Sarah e a Luma, colocarei um adendo neste post (uma das vantagens sobre livro: poder 'editar' um texto na hora que quiser, para 'n' leitoras(es)).

    Voces duas têm razão...
    No minimo, no minimo mesmo!, existem três personagens a quem podemos responsabilizar sem termos medo de incorrer em erro: os mocinhos (bestamente rasos), as mocinhas (bestamente bestas), os pais (envolvidos muitas vezes de maneira besta neste imbróglio), o governo (bestamente uma porção de coisas).
    Poderia discorrer hora, sobre a responsabilidade dos envolvidos, mas... deixa pra lá. Na verdade minha intenção, além de mostrar-me (pras gatinhas também) um homem inteligente e inserido no contexto, minha intenção também era a de manter a chama!
   - Que chama, ô nhambiquara?
   A chama da informação!, do conhecimento (mesmo que só estatístico), ué!

   Quis poupar uma das partes envolvidas..., não me perguntem por quê - nem eu sei direito.
   Sei lá..., apesar da falta de responsabilidade, maturidade, de um minimo de simancol de todos os envolvidos, quis aliviar a das meninas...
   Coisas de pai..., só pode ser.


   Abrçs!

5 comentários:

  1. Olha, sabe de uma coisa? Eu acho que não é por falta de informação não. Informação há em todo lado, cada vez mais! Apoios sociais, campanhas, camisinha e pílulas anticoncepcionais oferecidos pelos postos de saúde, planejamento familiar..entre outros..está tudo aí, ao alcance de todas as classes sociais, até porque tudo isso é grátis.
    O que falta mesmo é responsabilidade por parte das garotas. Quer dizer, por parte dos dois, mas principalmente delas, que engravidam.
    Eu sou nova, tenho 21 anos, e me espanto pelas piores razões ao ver estes novos jovens fazerem o que fazem. Adolescentes que não fazem a menor ideia do que é ter responsabilidade, serem pais. Crianças de 11,12 anos iniciando a sua vida sexual. Há nisso tudo um atropelamento de valores muito grande. A sociedade falhou e muito, principalmente os pais que acham normal a filha fazer sexo aos 12 anos, acham normal o filho sair 'comendo' tudo e todas.
    Acham fashion e argumentam que os filhos têm o direito de "viver".
    Enfim...

    O acesso à prevenção existe e está ao alcance de todo, o que tem sido mais difícil de alcançar, é o acesso ao bom-senso, à educação e à responsabilidade, não só por parte dos jovens, mas dos que supostamente os educam, e eu não estou falando da escola, mas dos pais.

    Um beijo querido, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Sylvio,

    Tem tanta campanha sendo divulgada pelos meios de comunicação e nos próprios pontos de saúde...

    Nosso problema está na base, na educação (falida) : não adianta oferecer informação a quem, não tendo educação, não sabe usá-la.

    Realidade triste, sim.

    Dois beijos e boa semana!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  3. Bem, mocinhas, respondi para vcs na pagina principal! Vcs merecem!
    Realmente, é um assunto que não dá pra abordar sem um mínimo de profundidade.

    Sarah (valeu sua presença!).
    LuxLuma (valeu pela luz).

    Um beijo e um abraço pra cada uma; sei que merecem mais, mas o tio não pode ficar vacilando com duas gracinhas como vcs; por causa desse pessoal carente da Igreja Católica, que deu uma boa queimada na fita.

    ResponderExcluir
  4. eu sempre fui contra em acrescentar a midia aos culpados...
    mas recentemente tenho admitido...
    um poucuinho da culpa é dela tbém

    ResponderExcluir
  5. Bem, Maris...
    Na verdade entra outras variáveis além dessa que vc citou: a própria evolução humana; sei lá se turbinada pela midia... De repente...

    Antigamente a educação era direcionada e não tínhamos muita escolha, nem pensávamos muito em sexo... As revistas, PlayBoy por exemplo, só adultos liam..., não pertencia ao nosso universo (dos mais novinhos).
    Hoje..., é isso que vemos aí (e aqui, na Net).
    Ferrou, já era...

    Graças a vc, avançamos um pouco na discussão.

    Abrçs Maris.

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!