quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Presidenta"???

        Queridos Amigos

      Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef  pretende que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil.

      Presidenta???

      Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?

      Bem, vejamos:
no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o
particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
     Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser  é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
     Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a  ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos  ante, ente ou inte.
     Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não
"presidenta",  independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente,e não capela  "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". 

     Um bom exemplo deste erro seria afirmar:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco  pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada  representanta.

      Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois  esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas,  não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta." 


                                   (Texto recebido por email. Nem sei de quem é!)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escreva Coração, Escreva!

     "A desarmonia que envolve Vênus no céu com o planeta Mercúrio do seu mapa entre os dias 01/02 (Hoje) e 11/02 não é um conflito grave, Sylvio, e diz respeito a alguns conflitos internos relacionados à sua forma de vivenciar o amor.
     É possível que, neste momento, você venha a questionar mais a sua vida afetiva, percebendo de forma mais intensa as suas insatisfações. 
     O excesso de especulação neste momento não melhora a sua vida amorosa, e pode até torrar a paciência alheia, se você ficar falando demais sobre isso.  'Discutir relação' nem sempre leva a algum lugar.     
     Após dez minutos de conversa, é provável que o foco do assunto seja perdido, e aí as pessoas passam a discutir milhões de coisas outras, liberando traumas e coisas que não têm nada a ver com a relação em si.     
     Que tal não complicar?"
                                                                        http://www.personare.com.br/



     Então, vcs já sabem!: nada de complicadas conversas entre nós, hoje!
     Na verdade, ando beeem light!

     Levando em conta a 'preocupação geral', isso até me assusta:
- Estarei alcançando (até que enfim) a iluminação?
- Estarei precisando de acompanhamento psicológico?
- Estou , sem saber, num estado permanente de samadhi?
- Esta calma demonstraria um certo grau de indiferença para com a humanidade?

    No!
    Nã, nã, ni, nã, não!

     Simplesmente cheguei, através de leituras e, principlamente, de uma auto análise básica, à conclusão de que cada um tem suas estradas (internas também), para percorrer; e nada que eu pense, ou deseje, modificará esta realidade!
     A única coisa que pode ser feita é estar atento às minhas ações, eliminando reações (ações repetidas e inconscientes, 'cegas'); pensamentos tumultuados e/ou em cascatas intermináveis; desatenções gratuítas, que nos levam a indiferenças crônicas (quando não, raivas!) pelo que somos, ou, pelo que são os outros.

     Depurando assim minha maneira de ver e sentir as coisas, e as pessoas, me coloco num estado de calma que, acredito, me levará a não bater de frente com o que a vida me oferece.

     Ahh! Outra coisa:
- Procurar pessoas que pensem como eu, e através delas dar uma otimizada no que tenho de melhor.
- Valorizar, compreender as pessoas. Descer a ripa no povo é uma atitude mais do que infeliz: é contraproducente!

     Agradeço minha minguxa Betina pelo toque: sem ela, este post não haveria.

     Rsrsrsrs!!!