sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pare... Pense... Escute, A Voz De Seu Coração!



Sempre! Defender a Vida sempre! 
Aborto para mim não é novidade. Já estive em situações em que me deparei com ele:
1) Deixei de ter um irmão (ou irmã), meio assim.
2) Ressabiado, procurei me informar (na época), sobre quem poderia abortar uma gravidez em que minha filha era a personagem principal.
E assim poderia continuar, contando inúmeras histórias de quem por um momento, e por inúmeras desculpas - ou 'razões', como queiram - optaram, ou não, por interromper o desenvolvimento de um feto, de uma futura criança.
Como canta o rapper: impossível julgar!

Este post é uma homenagem as mulheres que, estando grávidas, mergulhadas em densas dúvidas, em dificuldades reais, e instáveis emoções, fizeram a opção correta, ou melhor: a mais natural.

(Nunca é demais repetir: é irresponsável e imaturo jogar a responsabilidade na mulher que faz um aborto. E a responsa do homem? Não se fala nela?
Além do mais, sabemos o sofrimento que isso implica, e a solidão que rola na hora da decisão, e depois, e depois...
Acho que tudo isso se resolveria se a mãe desse o(a) filho(a) que não quer, ou que não pode ter, em adoção.)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cartuns II

Santiago
Ex OBAN? 


 Santiago


KOOSTELLA











                          http://pranchetadagrafar.blogspot.com/

PAC II

Fiquem bravos(as) não tá?
É só uma brincadeira...
O que seria do verde se todos gostassem do cinza?
















domingo, 29 de agosto de 2010

PAC


"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam."
       (Arnold Toynbee, historiador britânico, 1889-1975)


'Desculpem-me, mas por INCOMPETÊNCIA dos governos anteriores, eu tenho que admitir que este é o melhor governo de toda a História do Brasil. Eu acho que político ladrão merece cadeia, não se iludam. Mas por outro lado a cultura da impunidade vem de muito antes. Ou acham que nunca houve corrupção na terra Brasilis?
A questão é: quem fez algo de concreto pelo Brasil nos últimos 50 anos? O JK e sua dívida externa, os milicos ditadores, Collor, PC e Zélia, ou o FH do apagão e compra de votos? Pense.'
Peguei essa opnião por aí, nem sei onde. É a síntese do pensamento político dos que votarão na continuidade deste governo, petistas em sua maioria.
A base deste pensamento é: as sacanagens e canalhices atuais são 'melhores' que as antigas.
Ninguém merece...
 
1) Sete meses depois de fazer festa para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a cidade para acompanhar o andamento dos projetos de saneamento básico incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Revitalização do Rio São Francisco), Buritizeiro, no Norte de Minas, reclama que as obras estão paradas.
 
2) O prefeito de Buritizeiro, o padre Salvador Raimundo Fernandes (PT), disse que desde 12 de abril a empreiteira suspendeu os trabalhos na cidade e os encarregados foram embora.
 
3) A situação é parecida em Juvenília, no extremo Norte de Minas. Segundo o secretário geral da prefeitura, José Carlos Nascimento, as obras do PAC/Saneamento na cidade, iniciadas em janeiro, foram interrompidas na semana passada.
 
4) O prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval de Barros (PT), disse que a EGC praticamente parou as obras de instalação das redes de esgoto na cidade, também inseridas no PAC Revitalização do São Francisco.
(Link, aqui)
 
A 'opnião' de um possível petista:
- 'Antigamente as obras não eram paralizadas. Porque nem começavam.'
Poderia ter sido essa, então:
- 'Antigamente o Ademar roubava mas não fazia, hoje, como o Maluf, roubamos mas fazemos!'

Criticas ao PAC
Sérgio Rodrigo Vale, economista-chefe da MB Associados, acredita que será complicado inaugurar todas as obras listadas no programa, principalmente as programadas para o estado de São Paulo. “O risco que se corre é de inauguração de obras mal feitas, ou então inauguração de placas, um costume tradicional quando se sabe que não vai conseguir terminar a obra em tempo”, completa.

O economista afirma que o governo Lula passou quase todo o período entre 2003 e 2007 aumentando gastos com pessoal e despesas correntes (água, luz, telefone e etc.) e “pouco” se preocupou com os investimentos. “Então, surgiu o PAC, e num momento de crise, com queda forte de receita e aumento ainda maior de gastos com funcionalismo, não há mesmo como imaginar que o governo consiga ter agilidade para mudar a trajetória de gastos correntes para investimentos”, atesta.

Elogios ao PAC
A diretora de Estudos Regionais e Urbanos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Liana Maria da Frota, ressaltou a necessidade de um projeto como o PAC para o país. “O PAC tem um papel central, em primeiro lugar, porque colocou o Estado onde ele tem que estar mesmo; puxando o desenvolvimento e compromissado com o futuro do país”, afirmou.

Liana Maria da Frota observou ainda que para um efeito duradouro sobre a redução das desigualdades regionais, refletindo em mudanças estruturais produtivas regionais, especialmente nas regiões mais pobres, os investimentos do PAC devem ser complementados. “É necessário que haja além do efeito construção, o efeito de encadeamento. Por exemplo, no caso dos investimentos da Petrobras, saber qual a rota de produção que esses investimentos vão seguir e quais são os produtos que serão gerados. A partir daqueles produtos, pensar o que pode ser complementado”, explica. “O importante é que o PAC não se esgote nesses investimentos, que o programa na realidade seja uma base para que a estrutura produtiva se transforme”, conclui.
(http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/noticias/detalhenoticias.aspx?id=2767))

"46% é apenas a parte que já foi concluída. A diferença são obras em andamento, muitas que serão concluídas durante o ano. Não considero isso pouco. Não podemos olhar apenas as obras concluídas, mas também os 71% que foram executado."

Controvérsias
O PAC é alvo das inúmeras controvérsias, denunciadas pela imprensa, políticos da oposição e até denúncias de obras paralisadas e irregularidades pelo Fisco. Entre elas estão:

Tribunal das Contas da União
Em 2009, o Tribunal de Contas da União apontou irregularidades em 30 das 99 obras do PAC fiscalizadas, das quais foi recomendada a paralisação de 13. O Governo Federal, preocupado com a possibilidade de paralisação de obras, enviou advogados para acompanharem os processos com o objetivo de fazer a defesa na execução das obras.

Uso eleitoral
O PAC é criticado pela oposição por ter sido supostamente criado com fins eleitorais, unindo todos os gastos e investimentos do Governo Federal sob uma nomenclatura para facilitar a divulgação. Ao mesmo tempo a pré-candidata governista à presidência, Dilma Rousseff, Ministra-Chefe da Casa Civil, teria seu nome associado a ele. Membros da oposição protocolaram requerimento para que o Tribunal Superior Eleitoral apurasse se o comportamento do presidente e da pré-candidata ao vistoriar obras pessoalmente caracteriza campanha eleitoral antecipada. Membros da oposição e o presidente do STF, Gilmar Mendes, acusam Lula de usar inaugurações de obras como forma de promoção da pré-candidata do PT.

Decretos do Governo Federal
Algumas obras do PAC teriam sido realizadas sob decreto, a fim de burlar a legislação eleitoral que proíbe repasses de recursos federais para novas obras nos três meses que antecedem a escolha dos prefeitos, segundo a Folha de S. Paulo.

ONG Contas Abertas
Segundo ela, até o final de 2009, só 9,8% das obras do PAC foram concluídas e 62% não saíram do papel.

Capitais brasileiras beneficiadas são aliados do Governo Lula
Outra crítica deve-se ao fato de as capitais governadas por aliados serem supostamente as que mais recebem recursos do PAC, novamente, segundo avaliação da Folha de S. Paulo.

Uso do PAC contra políticos da oposição
Em janeiro de 2010, no interior de Minas Gerais, Lula terá dito que os partidos da oposição ao governo, PSDB e DEM, iriam acabar com o PAC. Em nota, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, criticou a acusação.
(->Link<-)