domingo, 26 de setembro de 2010

Depoimento Crível Da Soninha Sobre O Serra

Ontem, nosso amigo Leando Dalle questionou a Soninha Francine
sobre seu apoio ao Serra.
Enviamos a mensagem, e ela nos enviou a seguinte resposta:

"Leandro, posso explicar, sim. Talvez não em poucas palavras, mas em muitas informações sobre o que vi, vivi e aprendi nos últimos anos. Pra não deixar sem nenhuma resposta agora, posso resumir assim:

- Descobri que o meio em que eu vivia - de petistas - inventava muitas barbaridades sobre o Serra. Por que o Serra? Não sei, talvez porque ele tenha sido o candidato do governo à sucessão do Fernando Henrique, portanto rival direto do Lula na disputa presidencial... Porque os petistas já pintavam os tucanos como o fel da terra (e eu, mesmo quando era do PT, achava isso um pouco absurdo), e o Serra como o próprio Satanás. Só que os fatos, mesmo vistos de longe, já desmentiam algumas coisas que diziam sobre ele: como ele podia ser "queridinho" da grande mídia quando comprava briga contra a publicidade de cigarro, por exemplo - que era uma baita fonte de receita para os meios de comunicação? E como ele era parte da elite imperialista internacional, quando foi à OMC e lutou contra os lobbys e cartéis da indústria farmacêutica, conseguindo as quebras de patente em nome da saúde pública dos países mais pobres?

Mesmo com esses fatos, eu acreditava nas versões do PT... Afinal, o PT era o meu partido, eu tendia a concordar com tudo... Pensava: "Ok, eles fez uma ou duas coisas importantes, corajosas, mas nem por isso é uma pessoa decente". O PT dizia que ele era covarde, porque tinha "fugido" da ditadura... Que era um manipulador ardiloso, porque "armou" um flagrante pra Roseana Sarney (se bem que eu já pensava naquela época: o marido da Roseana Sarney tem um milhão e meio de reais de origem desconhecida e a culpa é do Serra?).

Enfim, eu o detestava. Até ser vereadora e ele, prefeito. E descobrir que o demônio que pintavam não era nada daquilo. Mal humorado, impaciente, carrancudo, ríspido demais às vezes? Sim. Mau caráter? Não.

Em 2005, começo do meu mandato, o Serra me recebeu (a meu pedido), ouviu atentamente tudo o que eu disse e reconheceu que estava equivocado em algumas medidas que havia tomado como prefeito. Na manhã seguinte, desfez o que tinha feito. Depois, me procurou inúmeras vezes para perguntar de assuntos que acreditava que eu conhecesse melhor do que ele - políticas de juventude, meio ambiente, cultura. Cansei de vê-lo pedindo idéias, sugestões, opiniões. O contrário do que diziam dele...

Enquanto isso, o PT - que era o meu partido - continuava inventando, mentindo. Uma barbaridade. Analisava um projeto de lei enviado á Câmara pelo prefeito, concluía que o projeto era muito bom e... No plenário da Câmara, fazia DE TUDO para barrar o projeto. Saía do plenário para não dar quórum, subia na tribuna e passava meia hora falando horrores de um projeto que TINHA CONSIDERADO BOM - apenas para prejudicar "os tucanos" na eleição seguinte. Mesmo assim, mesmo no meio da guerra mais suja - petistas espalhavam mentiras para assustar a população, uma coisa realmente horrorosa - se chegasse um Projeto de Lei de um vereador do PT e ele considerasse o projeto bom para a cidade, ele sancionava (isto é, aprovava). E se chegasse um Projeto de Lei de um vereador do PSDB e ele considerasse o projeto ruim para a cidade, ele vetava. Aliás, nós ficamos amigos, e ele... vetou vários projetos meus. Ou seja, um comportamento REPUBLICANO, de respeito à Casa Legislativa e ao interesse coletivo. Mas o PT continuava espalhando que ele era autoritário, mentiroso, privatista, neoliberal... E que era repressor, "inimigo dos pobres", "amigo das elites", tudo de pior no mundo.

Mas o Serra ia fazendo coisas muito legais na cidade - criou a Coordenadoria da Diversidade Sexual, a Secretaria da Pessoa com Deficiência... O Centro de Juventude da Cachoeirinha, que é do cacete... Pegou um esqueleto que estava lá abandonado desde o Janio Quadros e fez um troço muito legal. Terminou o primeiro trecho do maldito Fura-Fila do Pitta, que também estava abandonado. Voltou atrás na história dos CEUS - porque essa foi uma das coisas que eu consegui convencê-lo de que ele estava errado - e mandou fazer vários outros, mantendo o nome "CEU" (bandeira da Marta...). Idem com os Telecentros - que os petistas diziam que ele "destruir", transformar em Acessa São Paulo, que era bem diferente... Criou a Virada Cultural. Fez os benditos hospitais de Cidade Tiradentes e do M'Boi Mirim - que o PT anunciava que a Marta tinha feito, quando na verdade ela não tinha começado nem a cavar o alicerce... Sem falar que a Marta, que passou os 2 primeiros anos de seu governo sanando as contas da prefeitura detonadas pelo Pitta, passou os dois últimos anos destroçando as contas da prefeitura - e deixou dívidas absurdas, contratos temerários de 20 anos assinados "no apagar das luzes"... O Serra deu muita força para a Secretaria do Meio Ambiente, que sempre era das mais pobrezinhas. E chamou para trabalhar com ele pessoas que tinham trabalhado com a Marta, sem a menor hesitação, sem rancor e ressentimento, porque considerava que elas eram competentes.

Enfim, eu VI, eu testemunhei, condutas absurdas do meu partido - e condutas admiráveis do Serra, que o meu partido pintava como o enviado do capeta.

Resultado: (lembre-se, este é um resumo, a história completa é uma enciclopédia) saí do PT, que foi se distanciando barbaramente dos ideais que pregava, adotando o "vale tudo" (pra governar, pra ser oposição), e fui para um partido de oposição. Que hoje apóia o Serra para presidente, assim como eu.

E eu nem falei do governo do estado... De mais uma seqüência enorme de mentiras e terrorismos, como de costume ("ele vai privatizar o metrô!"; "ele publicou decretos para acabar com a autonomia universitária!"), e, da parte dele, realizações admiráveis, mais ainda para quem ficou 3 anos e pouco no governo (e 1 ano e meio na prefeitura). Uma lista de pontos em que a atuação dele me agrada muito: trens metropolitanos, metrô, meio ambiente, cultura, pessoa com deficiência... E outros mais.

Se você odeia o Serra como eu odiava, eu sei que não vai mudar de idéia assim tão fácil. Não tenho essa pretensão. Mas gostaria que você acreditasse em mim: é com muita convicção que eu voto nele, baseada nos meus 6 anos de vida mergulhada integralmente na política.

Abração

Soninha

9 comentários:

  1. Querido!!!

    Olá!

    Nem no segundo turno eu voto no Serra. No way.

    Vi que você colocou o selinho da nossa candidata aqui!!! Ficou lindo... E as pesquisas avisam que as intenções de voto em Marina Silva aumentaram bastante...

    Vamo que vamo...

    Ps.: E eu fico sempre muito motivada a continuar compartilhando essas minhas vivências só porque eu sei que você realmente lê e pensa sobre... Ahh, meu querido, isso não tem preço...

    Muito obrigada!
    Beijo com carinho!
    ; )

    ResponderExcluir
  2. hehe
    Sylvio, você conhece o meu voto. Conhece minha ideologia.

    E, mais uma vez, fico à vontade pra falar contigo.

    A maior frustração dessa corja tucana é que alguém que veio da classe operária tenha feito muito mais pelo país do que um presidente esclarecido, que fala bonitinho.

    Eu morri de rir vendo o debate da Rede Tv, quando o Serra falou que o Governo persegue a oposição. rs

    Eu tenho que aparecer mais por aqui. Só venho quando se fala sobre política, como se já não bastasse meu trabalho. hehe

    Está chegando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mulher
    Sempre a leio com atenção, na verdade até a mim leio com atenção, parece que minha atenção está sendo usada com mais consciência, então, a aproveito mais.
    Por outro lado, admiro e gosto de saber do ser humano, a aventura que é o viver, e como cada humano reflete essa riqueza - como cada faceta de um imenso cristal!
    Vc sempre toca em pontos muito perto de sua vivência, é honesta, sincera, e bem humorada.
    Vc tem tudo para eu prestar atenção no que escreve.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Felipe
    Os tucanos falam da 'corja' petista; os petistas da 'corja' tucana; e, assim caminha a humanidade...

    Minha critica ao PT é a imensidão de coisas erradas que tá rolando, o uso da coisa pública (sua, nossa) como coisa própria, a maleabilidade moral, o desgaste...

    No mais, pensemos em nós como raça (humana), como civilização, pensemos alto!!!! Aí, também, as coisas não andam bem...

    Abrações marinenses! (Rsrsrs!!!!)

    ResponderExcluir
  5. Te entendo, Sylvio.

    Também sou contra essa gente que ainda atua no PT. Mas não é só no PT, né? Nós vimos o mensalão do DEMo, no início do ano, por exemplo.

    Cara, há uns três anos eu apostava em três opções para o PT candidatar este ano: Dilma, Marina e Jaques Wagner. Quando a Marina saiu, eu achei que seria a Dilma mesmo.

    Sylvio, se a Marina ainda fosse do PT, você votaria nela?

    ResponderExcluir
  6. Bom, por onde começo? Vamos, lá... pelo começo... rsrsr... Li um comentário seu no blog da "Mulher na Polícia" (a quem eu admiro muito) e fiquei encantada com teu jeito, com o que vc contou sobre um policial com quem conversou. Sabe, se tem uma coisa que me atrai como mulher e como pessoa que gosta de pessoas, é um homem sensível, atento a coisas como sentimentos e vivências. Consequentemente, tive vontade de conhecer seu blog. Como suspeitava, adorei. Esse testemunho da Soninha é sensacional na medida em que me responde muitas perguntas pessoais.
    Depois da campanha em que ele participou com o Lula e o molusco foi eleito, fiquei um tanto atrapalhada em relação ao que acreditar sobre ele. Vou votar na Marina, apesar de saber que ela não passará pro 2ºturno, mas isso talvez tire votos daquela senhora petista. No 2º turno, que se Deus quiser acontecerá, minha intenção é votar no Serra. Bom saber tudo isso que a Soninha contou.
    Bom ter tido a oportunidade de te conhecer. Espero conhecer melhor.
    Te convido a ir ao meu blog e saborear uma mousse de chocolate comigo.
    Uma linda semana pra vc e beijokas carinhosas.
    Aff... eu falo pá xucu.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou do que contei, e do bloguitcho aqui.
    Nem conhecia a Soninha, gostei dela!

    Parece que estamos do mesmo lado nestas questões politicas. meus votos serão dados desta forma também.

    Estou indo visitá-la agora.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!