domingo, 7 de novembro de 2010

Óleos comestíveis: informações básicas

Girassol? Canola? Milho? Soja? Amendoim? Arroz refinado? Gergelim? Não fique mais perdendo tempo no supermercado em frente a gôndola de óleos.
Ômega3, 6 OU 9 ?
O que é, e para que serve.
 O melhor óleo, será sempre o que tiver menor valor para gordura saturada e maior para monoinsaturada, vitaminas e ômegas. Todos os óleos são ricos em gorduras (lipídios), importante fonte energética para o organismo. Funcionam como veículos para a absorção das vitaminas A,D,E,K e atuam na síntese de hormônios, como cortisol, estrógeno, progesterona e testosterona.
Esclareça aqui sua dúvida:
Os óleos vegetais trazem benefícios à saúde e oferecem em média, 115 calorias por colher (de sopa).
Óleo de Milho: Contém ômega6 e baixo teor de gordura saturada. É bom para massas doces. Em confeitaria, é o óleo mais usado.
Óleo de soja: Com ômega6, ajuda a regular os níveis de colesterol. Vai bem em doces ou salgados, especialmente frituras.
Girassol: Com ômega3, 6 e 9 e vitamina E, é rico em gorduras monoinsaturadas, que aumentam o colesterol HDL (bom) e reduzem o LDL (ruim). Serve para conservas e cozidos.
Canola: Tem ômega3 e, como o óleo de girassol, é rico em gorduras monoinsaturadas e previne doenças cardiovasculares. Ideal para peixes, legumes e verduras.
Amendoim: Com vitamina E e ômega6. Recomendado para frituras e também dá sabor a pratos frios.
Arroz refinado: Comparado aos outros óleos, este tipo é 20% menos absorvido pelos alimentos e, por isso, é um dos mais indicados para frituras.
Gergelim: É rico em ômega6 e 9, funcionando como antioxidante. na cozinha dá um toque especial a receitas orientais, mediterrâneas e saladas.
Azeite virgem de oliva (ou azeite): O azeite é muito dispendioso, é mais pesado que os óleos comestíveis comuns e pode tornar-se indigesto, sobretudo nas frituras. Por isso é mais recomendável usá-lo apenas nas saladas; finalização de um cozido ou assado; nas pastas árabes e nos pratos cujas receitas o indicam.


Ácidos ômega:
Ômega 3 – ácido alfa linoléico: Participa do processo de manutenção do equilíbrio hormonal saudável. Antioxidante e imunoestimulante previnem doenças degenerativas.
Ômega 6 – ácido linoléico: Ajuda a reduzir o nível de colesterol indesejado, contribuindo para manter o sistema cardiovascular saudável.
ÔMega 9 – ácido oléico: Seu efeito é notado em todas as enfermidades degenerativas e cardiovasculares, e problemas relacionados ao sistema nervoso central.
Atenção!!! Um único alimento não cura e não impede a manifestação de doenças. A adição desse alimento à dieta pode ajudar você a ter uma alimentação mais saudável e ainda a ajudar na prevenção de algumas doenças.
Descarte o óleo de cozinha sem agredir a natureza.
                                                                                        
                                                                                                 Por Taras Kalapun
Atualização
Recebi um mail de minha irmã em que um palestrante desce a ripa no óleo de canola, dizendo ser o dito cujo uma enganação.  O link é esse:
http://www.ecocidio.com.br/2010/08/19/a-fraude-do-oleo-de-canola/

14 comentários:

  1. Gosto do de canola maaaaaaaaas, de verdade, não levei fé nas propriedades "de cura" deles, não, moço.

    Tu crê?

    Beijocas!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  2. Coloquei este post por ter ficado um tanto quanto animadão....

    Minha irmã me disse que o óleo de canola não é isso tudo que falam, aliás, foi dito por quem entende que ele é uma enganação.
    Veja o link:
    http://www.ecocidio.com.br/2010/08/19/a-fraude-do-oleo-de-canola/

    ahhhh, fico tããão feliz por vc ter aparecido!!!!!!

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Sylvio, meu querido!!!

    Me conte o que foi que você viu no blog daquele nosso amigo que lhe atiçou tanto o faro caçador de "coelhos"? Fiquei curiosa...

    rs!

    Óleos... sou uma das que sempre teve preconceito com eles.
    : )

    Informativo e útil seu post.
    Beijos!

    ResponderExcluir


  4. Jogaram óleo no meus olhos,
    agora engordurou meu CÉREBRO.

    Ainda vamos ler ou ouvir:

    "A FOME faz bem pra SAÚDE!"

    Vou alí fazer uma massa ao alho e óleo!

    Tira o olho Sylvio!

    Ah! ah! ah! ah!

    ResponderExcluir
  5. como é o nome da sua irmã? quantos anos ela tem? mora perto? ah, é bom ter irmã!

    gostei do post, alimentação e saúde são a minha praia profissional.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  6. O que vi, Mulher, é que ele escreve bem, que se comunica bem com vc lá no seu espaço; que tem uma maneira de dizer as coisas de uma maneira que me agradou. Li vários comentários dele (e de outros e outras), acabei ficando curioso de como ele se expressaria na 'casa' dele, quaias os assuntos que abordaria e como os desenvolveria... Tanto fiquei interessado que adicionei-o à minha lista de blogs para poder voltar lá, lê-lo, e comentar. Pode conferir.
    Por isso tudo que escrevi acima eu usei a expressão 'naquele mato tem coelho', isto é: naquele blog deve ter posts interessantes; por ser ele uma pessoa inteligente, articulado, e ter opniões próprias; além de ser, também, educado. Me parece que é advogado, já foi PM, e pretende ingressar na carreira policial de novo; e isso também é interessante!

    Fui no blog dele, dei uma olhadinha básica..., por enquanto não saberia dizer 'o que o blog dele tem', de verdade. Aliás, nem me lembro, neste momento, do nome do rapaz.

    Na verdade, te digo: comecei a ver a policia de maneira geral, por um outro ângulo - muiiito mais humano e criativo; por sua causa!
    Devo-lhe isso!

    Não pense que estou no seu pé, farejando... O mais correto é afirmar que estou 'à seus pés', rendido...! Rsrsrsrs!!!!!

    Quando frequento um blog acabo tomando conhecimento de um universo, me interesso pelo que leio, e por quem escreve: posts e comentários; garimpo assim os que me atraem, seja pela técnica de escrita, pelo estilo, pela sensibilidade...
    Rolou uma curiosidade sobre sua pessoa, sobre vc; uma palavra aqui, outra ali, e fiz um tosco e primário perfil - como um enamorado faria... :)

    Tenho preconceitos sobre óleos, também, mas, não por ser magro; mas por estar acima do peso.

    Que bom que acho útil este post!

    Outros beijos!!

    ResponderExcluir
  7. TonhO

    A fome fome não faz bem, mas, comer pouco faz!

    ai! Adoro um alho e óleo!

    Tiro o olho não!!!!!!!!

    Ah! ah! ah! ah!

    ResponderExcluir
  8. Livia. Fisioterapeuta defendendo tese pela EPM. Sessenta e dois anos com pinta de 55. Faz dança flamenca, cigana, e árabe. Massoterapeuta durante uns 17 anos. Voltou da Bulgária no mes passado. Faz cólonterapia em seu consultéio (poucos o fazem). Uma plástica (muiiito bem feita). Mora em SP (80Km daqui).

    É bom ter irmã..., tenho três.

    Alimentação e saúde é uma boa praia.
    Um post legalzinho!

    Besos!

    ResponderExcluir
  9. Entendi.
    : )

    O nome dele é Victor. Chegou bem cedo ao meu blog. E a gente tem conseguido trocar ideias. Ele é extremamente reservado, por isso tenho medo de falar damais sobre ele aqui e ele ficar chateado comigo.

    Mas te incentivo a conhecê-lo melhor. Ele é mesmo muito educado apesar daquela carinha de bad boy.
    : )

    Sabe que no início achava que você tinha cara de play boy?
    kkkkk

    É muito gostoso ter a oportunidade de interagir com as pessoas dessa forma. Eu já percebi que você realmente lê minhas postagens e talvez leia até os comentários. Mas você lê mais. Lê inclusive as entrelinhas, os suspiros, sente uma ou outra lágrima rolando, capta os sorrisos, as ruguinhas de preocupação, o beicinho...

    É por isso que eu continuo escrevendo.
    : )

    Beijinho na pontinha do nariz!

    ResponderExcluir
  10. ualllllllllllll! queria conhecer a sua irmã imediatamente!

    fiquei fã.

    fez as danças que eu amo,
    se cuida,
    cuida de outros,
    vai mundo afora,...

    mande um beijo imenso para ela. parabéns pela jóia familiar.

    um beijo, sylvio.

    ResponderExcluir
  11. Mando um beijo pra ela sim.

    Outros vários para vc.

    (Regularizei minha situação com a Telefônica. Ufa!)

    ResponderExcluir
  12. Sylvio, esquecer de colocar o óleo bom para massagear...
    hahahahahaha

    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Mina
    Para massagens existem outros, em muito mais numero! Difícil esquecê-los.

    Abrçs.

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!