quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Meus Dezenove Anos.

Linhas de trem me atraem. Me atrelam...



O futuro é logo ali, desconhecido,
na beira dos trilhos que caminham comigo.
Imagino o pior dos sonhos,
o melhor também cabe;
logo ali, na curva.
A escuridão deixa de ser
nos trilhos que refletem o ocaso e o meu caminhar.
Não haverá virgens de lábios de mel na frente,
não aqui neste vale de estrada de ferro,
cavado neste escuro no qual vou brincando
de Homem, 'O Que Anda'; corajoso, atento,
vivo!, cheirando o mato e o ar.
Meu Deus, e se vier alguém?
Virá, e passará por mim dizendo:
- Boa noiiite!
Ufa!
Ahhh!!! Nada como dormir num sleeping bag!!!!
Sei lá sabe, não tenho nada a ver com trecheiro; não muito...!
Estou no âmago da Aventura!!!!!
Lá, do fundo de minha mente, me vem a certeza:
ainda posso me ferrar um dia; essa brincadeira
um dia vai acabar.
Acabou, realmente; mas foi legal praca!
Depois de um longo inverno, outros tempos,
outra aventura.
Um pouco mais calma, eu diria.

6 comentários:

  1. Aos 46, o futuro tb existe, assim como a linha, o trem, a aventura, a tempestade e tb o medo.
    Muito bonito.
    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  2. buenas, Lila...
    Um placer recebir Usted acá.

    Fico um tanto quanto curioso em saber como me achou..., talvez uma hora vc me conte.

    As 60 também tudo isso existe, só não tenho experimentado.

    Aceitos, os beijos seus!
    (Ando precisando...!)

    ResponderExcluir


  3. Eaí Sylvio!

    Gostei deste sonho descrito...
    ou passado descrito.
    Tendo tempo, dinheiro e vontade ainda dá pra realizar os sonhos,
    tipo este descrito.


    E que aventura linda!

    Tenho saudades das "maria-fumaça" que ficaram lá na minha infância.
    "trem de ferro", carvão no olho ao olhar na janela.

    "café com pão bolacha não,
    café com pão bolacha não,
    café com pão bolacha não!"


    Lá vai o trem com o menino
    Lá vai a vida a rodar
    Lá vai ciranda e destino
    Cidade e noite a girar
    Lá vai o trem sem destino
    Pro dia novo encontrar
    Correndo vai pela terra
    Vai pela serra
    Vai pelo mar
    Cantando pela serra o luar
    Correndo entre as estrelas a voar
    No ar, no ar...♪


    Trenzinho Capirira
    de Heitor Villa Lobos,
    letra de Ferreira Gullar e adaptação de Edu Lobo.

    Bons tempos que se viveu!

    Abração Syvio e
    Feliz OVO nOVO de nOVO!

    ResponderExcluir
  4. Foi um passado descrito...
    Vontade eu tenho; dinheiro e tempo, virão!

    Ahhh, as marias fumaças...!
    Era bom demais!!!!
    Até os ciscos que entravam nos olhos, e que depois tínhamos que ir ao oculista tirar, dá saudades!
    Acho que essa turma de agora..., uma boa parte dela jamais entenderá.

    Já ouvi o Trenzinho Caipira!

    O que me veio na memória foram estes versinhos do Manuel Bandeira, na cartilha Caminho Suave... (vixi!)

    Café com pão
    Café com pão
    Café com pão
    Virge Maria que foi isso maquinista?
    Agora sim
    Café com pão
    Agora sim
    Voa, fumaça
    Corre, cerca
    Ai seu foguista
    Bota fogo
    Na fornalha
    Que eu preciso
    Muita força
    Muita força
    Muita força

    Bons tempos vivemos, ontem, hoje, e sempre!

    Que este novo ano que se anuncia lhe seja leve, e prazeiroso, TonhO!!

    ResponderExcluir
  5. ah! demais!

    quando você resolve escrever...

    muito bom!


    um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Fico contente quando rola um momento desse, quando aflora o querer contar uma passagem. Me sinto 'confortável'!
    algumas passagens, hoje descubro, ficaram impressas; me é fácil contá-las. O engraçado é estar fazendo isso aqui! acho legal eu ter tomado a iniciativa de vir para cá, para o Blogguer..., e sabe por causa de quem?
    Adivinha...
    Por causa da Wall... Bem, não sei se foi por causa dela, mas, ela foi a primeira pessoa que encontrei aqui, a primeira que fui 'buscar'.. Rsrs!!
    Estava buscando um lugar..., pra relacionar-me; ter a oportunidade de escrever foi gratificante!!
    É isso!

    Que bom que gostou, mocinha. Poeta. Escritora...
    Vc é especial.

    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!