quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Vergonha E A Culpa (Sob A Ótica Divina)



     (...)"Não. Porque a culpa e a vergonha são coisas impostas ao ser. Sem duvida podem ser internalizadas, mas inicialmente são impostas. Sempre. O ser divino (e todos os seres são divinos), só se sente 'envergonhado' ou 'culpado' do que está fazendo quando outro ser o faz se sentir assim.
     Em sua cultura um bebê tem vergonha 'do que faz no banheiro'? É claro que não. Até vocês lhes dizerem que devem ter. Uma criança se sente 'culpada' por se satisfazer com seus órgãos sexuais? É claro que não. Até vocês lhe dizerem que deve sentir.
     O grau em que uma cultura evoluída é demonstrado pelo grau em que rotula um ser, ou um ato, como 'vergonhoso' ou 'culpado'."
                                                                                         
                          
                               (Trecho tirado do livro Conversando Com Deus)

12 comentários:

  1. APLAUSOS, SYLVIO!

    Sentir-se culpado, principalmente quando você olha para trás e não encontra razões é um fardo pesadíssimo. O pior é que há pessoas que se especializam nisso. Fazer você se sentir culpado para que ElES possam perdoar ou criticar. Acho doentio isso.

    EXCELENTE!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  2. Tem que haver um estágio anterior à vergonha e à culpa, algo que não nos bitole mas que, sim, nos dê a noção de certo e errado.

    Sei lá, gosto de parâmetros, sou chata.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Aceito-os Mirze. E os reparto com Deus, o grande Autor.
    Essa carga nos é repassada desde que o mundo é mundo..., desde que o homem começou a andar neste planeta (150.000 anos). É muita coisa! aí vem as igrejas da vida com seus dogmas e socam mais coisas, como se fôssemos sacos de pipoca.
    Fazer outros(as) se sentirem culpados(as), é uma grande sacanagem.

    Obrigado.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida MFC.

    Mas, fora elas, tem um moooonte de gente ajudando!

    Abraços camarada!

    ResponderExcluir
  5. Luna.

    Vc já vem com esses parâmetros, asim como uma pitangueira vem com as pitangas 'embutidas' em seu código. O problema são as podas, o solo as vezes infértil e a falta de cuidado com que algumas arvorezinhas se deparam ao se desenvolverem; aí, não tem jeito...

    Enfins: o ser humano frutifica com o amor. Mas, não é esse sentimento que encontramos abundantemente neste mundo, existem outros mais deletérios.

    Vc, quando chega aqui, já vem prontinha!! Com os seus códigos, com a noção do certo e do errado. Isso nasce com vc.
    Agora, o 'certo' e o 'errado' com que definimos (e definem), nossas ações aqui, isso é coisa inventada; muda conforme tudo (instituições, país, épocas).

    ResponderExcluir
  6. Não posso deixar de vir aqui te dizer que...

    ...CONCORDO!

    Isso é um dos fatores que tornam a evolução do ser tão lenta.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Você é, e sempre será bem vindo, Augusto!

    O grande fator é a falta de amor, para com tudo e com todos; incluindo a gente mesmo.

    Abraços, camarada!

    ResponderExcluir
  8. O medo e a culpa são os mais antigos instrumentos de controle e tortura que o próprio ser humano criou e desenvolveu. As religiões têm no medo e na culpa seus instrumentos mais eficientes de submissão e dependência.
    A criança é espontânea e livre até o momento em que a submetemos às regras sociais de conduta o que inclui a mentira, a camuflagem dos sentimentos, o medo do ridículo, as "boas maneiras"... afff... não sei como sobrevivemos a nós mesmos.
    O texto é excelente e faz a gente pensar.
    Apareça no Chocolate. Suas visitas e seus comentários me fazem falta.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  9. "afff... não sei como sobrevivemos a nós mesmos."

    Aparecerei, Lua querida.

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Nesta dimensão, tudo é relativo. Tudo. Tudo está em relação, uma coisa é, porque outra não é. Nada é absoluto. Nem nós somos. Sem essa relatividade nossa alma (Quem Ela Não É), não tem como achar, ou descobrir, ou experimentar, Quem Realmente Ela É.

    O enunciado é Verdadeiro. Quando temos o discernimento necessário para formular ou absorver conceitos positivos, temos que aplicá-los as nossas vidas e as das crianças; para quebrar o paradigma de que 'nascemos assim'.

    Crianças criadas sem culpa ou sem medo, florescem, andam pela vida desassombradamente; se relacionam mais facilmente, podem ser mais felizes.

    (sorrindo)
    '...é relativo...', não é resposta!
    (sorrindo)

    Abraços!!

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!