domingo, 4 de dezembro de 2011

Lá, como Cá...

Andando pela aí, dei com este blog de uns portugueses. Posso lhes garantir: nossos irmãos lusitanos são afiados nas palavras, e no humor!
Vida longa a eles!!
O texto que irei colar fala sobre corrupção, e não deixam nada a desejar! Lá, como cá, o pessoal faz questão de exacerbar, de serem os melhores!!!! Difícil saber quem ganha esta parada, é uma luta ingrata; ainda bem que temos (lá, e cá!), pessoas que vêem as coisas de um angulo se não mais alvissareiro, pelo menos bem humorado, e não menos cortante.
Umas palavrinhas, pois, sobre A Arte De Roubar, - um blog deveras decente!

Este país não é para corruptos!!

Em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer mas só quem pode!

... Que Portugal é um país livre de corrupção sabe toda a gente que tenha lido a notícia da absolvição de Domingos Névoa.
O tribunal deu como provado que o arguido tinha oferecido 200 mil euros para que um titular de cargo político lhe fizesse um favor, mas absolveu-o por considerar que o político não tinha os poderes necessários para responder ao pedido. Ou seja, foi oferecido um suborno, mas a um destinatário inadequado. E, para o tribunal, quem tenta corromper a pessoa errada não é corrupto- é só parvo. 
A sentença, infelizmente, não esclarece se o raciocínio é válido para outros crimes: se, por exemplo, quem tenta assassinar a pessoa errada não é assassino, mas apenas incompetente; ou se quem tenta assaltar o banco errado não é ladrão, mas sim distraído. Neste último caso a prática de irregularidades é extraordinariamente difícil, uma vez que mesmo quem assalta o banco certo só é ladrão se não for administrador.
O hipotético suborno de Domingos Névoa estava ferido de irregularidade, e por isso não podia aspirar a receber o nobre título de suborno. O que se passou foi, no fundo, uma ilegalidade ilegal. O que, surpreendentemente, é legal. Significa isto que, em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer. É preciso saber fazer as coisas bem feitas e seguir a tramitação apropriada. Não é acto que se pratique à balda, caso contrário o tribunal rejeita as pretensões do candidato. "Tenha paciência", dizem os juízes. "Tente outra vez. Isto não é corrupção que se apresente."


4 comentários:

  1. As nossas diferenças são mais de temperatura... por que de injustiças devemos estar ela por ela!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do comentário do mfc, como sempre preciso.

    Beijos, Sylvio.

    ResponderExcluir
  3. Estou sabendo MFC...
    As coisas não estão boas para o lado dos portugueses.
    Parece sina! Rs!

    Abraços, meu querido.

    ResponderExcluir
  4. De fato Luna, assim como os seus.

    Quanto aquela histórinha do hotel, conto no seu ouvidinho!
    Rêrêrê!!!!

    Abraços, minha querida, amada, e idolatrada cachôpa!

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!