sábado, 30 de julho de 2016

Sobre O Ex Presidento


E o que o ex presidente Inácio fez com tudo o que significa 153.511.282 votos, nas três eleições em que concorreu? 

Ele tem a minima ideia do que significa obter CENTO E CINQUENTA MILHÕES DE VOTOS em três eleições?
Não, eu acho que para ele essa enormidade de votos não tem o significado que qualquer homem meio-sábio perceberia de imediato.
Em seu segundo mandato, após ter sido eleito com 55.752.529 votos, ele poderia ter mudado a História deste país com as duas mãos amarradas nas costas. Ele fez isso? Até que ponto ele fez? tinha FORÇA para fazer TODAS as reformas que quisesse. Ele quis isso? Ele fez?
Querer imputar sua atual situação à maldade gélida do capitalismo, à mídia fascista, é um pensamento, perdoem-me, pueril.
O ex presidente Inácio é, e sempre foi, uma pessoa esperta, sabia onde estava se metendo, era e é uma pessoa consciente. Então, tudo o que fez foi intencional, as boas e as ruins. Ele sabia que o jogo é duro, e dentro de suas próprias especificações, jogou o jogo com todas as boas cartas nas mãos em seus três mandatos. E quais seriam essas especificações? Jogou para ele? Para a grandeza do povo brasileiro? Ora, se jogou para esta última como é que estamos aonde estamos? Terei que me convencer que o culpado é alguém ou alguma conjuntura internacional? Não dá..., por mais esforço que eu faça.
Se vamos ficar bem? Sei lá! Se estamos indo para o buraco? Não é isso que sinto, as fábricas da minha cidade já estão contratando de novo, e isso quer dizer pão na mesa de quem sua para esse pão na mesa.

14 comentários:

  1. Beleza Sylvio? Passando aqui para agradecer ao excelente comentário que vc fez lá no meu poema. Pode ficar sossegado que não sou assim o tempo todo não, na verdade muitos dos poemas que faço são de outras situações, não retratam necessariamente minha vida... Mas brigadão, a vida tem que ser levada desse jeito que você falou mesmo, importante isso para preservar nossa saúde, nossa cabeça... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo excelente, se assim considera eu credito à minha sinceridade no falar e no sentir.
      Amigos poetas já me informaram que poemas são muitas vezes resultados de conclusões sobre algo ou alguém, não são necessariamente uma realidade que se vive de maneira intermitente; eu sempre esqueço...
      Contente que vc veio até aqui deixar uma palavras.
      Forte abraço!!

      Excluir
  2. Respondendo à sua cartinha:

    Querido, não é nenhuma novidade pra mim o que você destacou sobre coisas passadas. Não que eu tenha investigado. Já falei lá no blog um milhão de vezes. Não tenho nenhum interesse em investigar leitores.

    Mas, por mais de uma vez, você tocou nesse assunto por conta própria.

    Então vamos estabelecer algumas premissas aqui:
    1 - Você toca nesse assunto por conta própria.

    2- Eu não tenho interesse em investigar leitores.

    Adiante.

    Sou radicalmente contra qualquer tipo de drogas ilegais. E algumas legais também. Não gosto de remédio pra emagrecer, pra bombar, pra dormir, pra depressão leve. Não gosto de álcool, nem de cigarro, nem de maconha.

    Mas esse é o meu pensamento. E não imponho meu pensamento a ninguém. Nem aqui nem no blog. Eu acredito que posso ser feliz sem droga nenhuma.

    3. Eu não imponho minha forma de pensar a ninguém.

    Sobre pessoas que usam ou já usaram drogas legais ou ilegais, não julgo. Mas como já disse, não gosto da ATITUDE.

    Agora sobre a marola que você sentiu, eu acho que foi provocada por você mesmo. E isso é muito engraçado, pois você, questionou se na ação da Regina (novata...) houve preconceito com o maconheiro.

    Mas será que o preconceito não foi seu?

    Ou você quer que um policial aborde o Bin Laden, o Fernandinho Beira Mar da mesma forma que aborde o pastor da igreja da sua mãe? E você sabe que eu já prendi pastor evangélico...

    E mesmo que eu queira tratar diferente, se der errado, eu vou responder por isso, porque coloquei a minha segurança e a segurança da minha equipe em risco. Nestes termos, pai de família é uma coisa, maconheiro é outra.

    4. Policiais morrem todos os dias, sem a compaixão da sociedade. Agimos conforme nossa avaliação e responderemos pelos excessos, quando houver.

    Sobre a marola, é você quem tá se debatendo consigo mesmo, com seu passado, com seu preconceito. E eu não te condeno. Porque todo mundo já teve um drogado na família. A gente conhece o outro lado da moeda.

    Como moderadora de comentários, eu vou sempre procurar manter um ambiente harmônico. E vou intervir sempre que entender que um comentário cause alguma forma de desconforto nos demais leitores.

    5. Discutir a questão da maconha, do preconceito, das técnicas de abordagem policial é plenamente incentivado no blog. Outra coisa é quando há uma atitude real envolvendo de um(a) leitor(a) policial que vem ao blog compartilhar suas experiências.

    Mas de qualquer forma, houve falha de minha parte, porque no afã de contornar um desconforto acabei gerando outro. E não foi essa a minha intenção.

    Desculpe Sylvão, não quero, de jeito nenhum, que você fique chateado comigo. Pelo contrário, você é um dos meus leitores favoritos e não quero que nada atrapalhe esse nossa relação.

    6. Me perdoe se eu causei alguma mágoa ou desconforto a você.

    Dá um abraço forte aqui, meu amigo!

    Tamo junto!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa! Gosti!

      Gostei pelo seguinte:

      1. Amigos são para essas coisas, dar um toque de boa, sincero, quando chamados à isso. De fato Nova você tem plena razão, o pré conceito foi meu e a marola foi minha...
      Isso, em como achamos que o que sentimos faz parte também da realidade alheia, é algo a se prestar muita atenção!!
      Tenho que concordar que, sobre este aspecto, nisso de perceber essas nuances, você tem uma visão muito acurada. Tanto isso é verdade que, naturalmente você se coloca de maneira atenta com relação aos seus interlocutores, estejam eles no seu blog ou fora dele. Várias vezes eu me impressionei com suas acertadas avaliações sobre este ou aquele colega de trabalho, não se deixando levar por esta ou aquela impressão. Eu sempre fui ingênuo quanto à essas avaliações e por consequência, ou por ser um problema meu não prospectado, embora não tão mais ingênuo, continuo pelo que vejo errando em algumas situações; o que me faz, de novo, agradecer este toque que você está me dando.

      2. O tópico 5 esclarece deveras o seu posicionamento, ele me tranquiliza e me deixa à vontade para discutir ou opinar sobre conceitos, e ter o devido cuidado e delicadeza ao comentar sobre ações que evolvam algo relacionado à drogas (que é do que estamos falando, mas que se estende à outros assuntos, e atitudes em ações policiais). Entrei de sola ao comentar a atitude da Regina (Novinha como bem observou), nem levei em consideração a maneira 'aflita' como ela contou o fato; não levei em consideração o que *foi para ela* a experiência em si; em vez disso trouxe o assunto para algo do meu interesse, sem sequer avaliar a importância do momento em que prendeu o cara, e do momento em que contou à você... Lamento Nova..., errei; me arrependo é claro, mas não me culpo pois não houve dolo na questão que coloquei. Espero que ela tenha percebido isso...
      Internet é fogo, a escrita não carrega em seu bojo a riqueza de uma conversa de corpo presente, então, muitas vezes, não se percebe algumas nuances tanto ao se expressar, quanto na hora de 'ouvir'.

      3. Lamento discordar, não houve falha sua, nenhuma.
      É inegável, indiscutível, que você se coloca de maneira muito madura como 'mediadora', e responsável por equalizar tantas opiniões de tantas pessoas lá no seu blog... Vixe! Já contei mais de 100 comentários em algumas postagens, e você tem a delicadeza, a atenção de responder à todos!!

      Olha, em nenhum momento, em - nenhum - momento, eu fiquei chateado com você!! Eu tinha a percepção de era uma coisa minha, só não tinha a certeza...! *Isso* é que me fez escrever à você, e não uma hipotética reação à algo que li em um qualquer comentário. Nada do que foi dito em resposta ao que eu escrevi carregava um mínimo de animosidade ou rechaço. Tudo rolou redondo; apenas ficou aquela dúvida se eu não estava metendo os pés pelas mãos... A ideia veio, ficou, e eu senti a necessidade de dividi-la com você. Vejo que acertei ao fazê-lo. Novinha, você sabe daquela coisa que se faz, de guardar duvidas sobre algo e não falar nada sobre, guardando-a 'eternamente' para si? Você sabe que isso nem sempre dá certo, né? Não vou dizer no trabalho, mas em relacionamentos falar sobre o que se sente é sempre bem vindo, mesmo que a casa caia; pelo menos ficamos sabendo com quem estamos, ou 'estávamos'... Rs!
      Estamos juntos já há um par de anos. Fui conferir uma vez, vendo quando comentei pela primeira vez; sou antigão na parada. Rsrs!! E é sempre renovado meu prazer quando por lá apareço para comentar algo; tanto pelo que leio como pelas suas respostas ao meus coments.

      Abraçaaaandoooo você beeemm forte!

      Tamo junto!

      Excluir
  3. Respostas
    1. :D :D

      Se existe uma presidenta, então a palavra tem sentido.
      Há professores e linguistas que já provaram que o uso de 'presidenta' não é incorreto, apenas acho que é uma palavra meio fora de contexto por quem fala um bom português.

      Bjs Nova.

      Excluir
  4. Pela maneira de falar, instituída pela ex presidente e seus correligionários, era por aí mesmo; como podemos conferir, fica bem esquisito.
    Nova minha querida, seu curso está indo bem né? Foi mudança de departamento não é? Um passo deveras importante em sua carreira. Parece que a gente por aqui fica mais nervoso que vc!! Ainda bem que vc assimila rapidamente as coisas e as mudanças.

    Rsrsrs!!!! Vou te contar, não é importante mas vou: fui fuçar na Net, digitei no Google: 'curso para polícia civil administrado pelo exército'; não deu nada...
    Isso é para vc ver que até nós, que a seguimos e nos preocupamos com sua identidade (que não haja furos), temos nossos momentos de curiosidade.
    Por que vou lhe dizer uma coisa, acho que o ser humano em geral tem aquela coisa de jogar, de descobrir; então nada mais natural que fiquemos curiosos, e tentemos seguir uma 'pista' que tenha dado, só para a gente concluir: - De fato, sou esperto mesmo!!!!
    Ahahaha!!!!!

    Passei de boa o feriado (e você?); dia 20, pelas asas da Azul, voarei para Floripa para pintar a casa de praia de um primo. Pretendo passar o Natal lá e depois..., Garopaba!!!!! Um amigo tem uma lojinha lá, vende redes, cadeiras de praia para pendurar, pedras, colarzinhos, essas coisas. Se bobear fico lá ajudando-o e curtindo até Fevereiro!
    Êêê vidão!!!!
    E suas férias, vc vai ter?

    Um beijo. Bom bom final de semana para você!

    ResponderExcluir
  5. Tá vendo!!! kkkkk

    Se você que é de fora fica curioso, imagina quem acha que eu posso estar trabalhando do seu lado, no dia-a-dia?

    É só por isso que não posso tratar de assuntos que dêem dicas, porque qualquer consulta aos sistemas internos e voilá... anonimato is over.

    : )

    Será minha futura profissão, vou montar um escritório na praia quando me aposentar.

    kkk

    Quem sabe a gente não monta uma sociedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nova do céu..., a situação é delicada!
      Corto meu pescoço se já alguém já não saiu por aí pesquisando! Dentre os seus leitores alguns são policiais, não tem como não fazer uma pesquisinha básica...
      Mas vc é cuidadosa...
      A Regininha por exemplo: eu não me preocupei, mas é só ir lá no site conferir quem ganhou as medalhas nos esportes que ela mencionou...
      Por outro lado vc tem sido discreta, isso é um feito que merece parabéns afinal lá se vão uns três anos escrevendo...

      Escritório de que? Detetive particular? Investigação..., sou bom nisso!
      Ô Nova, a Regina foi fera; entrar na PRF não deve ser fácil...
      Se der montarei uma pousada. Vendo minha casa e com mais uma graninha de minha filha, já era. Aquela Ilha é muito bonita, o Estado é!

      Bjokas


      Excluir
  6. Pôxa!

    Desde julho sem atualização...
    kkkk

    Despois fala de mim!

    : D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem mais fãs, escreve melhor, assuntos mais interessantes, é mais bonita que eu e mais simpática...; é justo cobrá-la.

      Rêrêrê!!!!!

      Excluir
    2. Hummm, sei não... sou nada.

      Você está aqui há mais tempo que eu, logo, tem que dar o exemplo, oras...

      Tá trabalhando demais, é?

      Excluir
  7. "Sua futura profissão"...
    Olha, tem duas coisas boas para se montar: em Floripa: pousada e loja; em alguma praia perto de Floripa: loja.
    Lojas na Ilha tem de monte, nas praias (lindas), em que as cidades são pequenas, cada vez aumenta mais. No verão elas literalmente ENTOPEM! É gente que não acaba mais, argentinos, gaúchos e uruguaios de montão, SC é a praia deles. Tudo que vc puser à venda, vende. Vou te mandar o link de uma foto que tirei da loja do broder, eu a envernizei toda por dentro, sabe o que vendeu de montão: pedras, cadeiras de pendurar em alpendre, colchas de tear... Tudo com 100% em cima. É uma delícia atender clientes, conversar...
    Cibele (rsrsrsrs!!!!), vou te contar, se segure na cadeira: em uma feira que tem em Garopaba tem gente que tira R$ 50.000 ou mais em três meses. TRÊS MESES!!!! São pessoas que moram perto, ou vem de longe participar das Feiras. Meu amigo tinha um estande lá, saiu e alugou uma lojinha na Guarda do Embaú (foi lá que fiquei no último verão). Que praia....!!!!!! O rio corre paralelo ao mar, depois vira à esquerda numa curva suave e entra no oceano... A água dele é tépida, a do mar é fria, bem fria, mas debaixo daquele sol forte a água salgada é uma delícia.
    Sem palavras..., é muitchu bom.
    Enfim, abramos uma lojinha sim; se não, quando eu for abrir a pousada (se der liga), aí eu te aviso. Será daqui a uns dois anos, vc já será delegada ou, quem sabe, Secretária de Segurança do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Brasília ou qualquer outro Estado onde está lotada. Rsrs!! Se você fosse mais fria e calculista, chegaria lá.

    Estou sim, trabalhando bastante. Estou pintando a parte de fora de minha casa. Daqui à pouco irei lavar a louça, e pegar no batente. Viajo dia 20 e tenho que deixar as coisas aqui nos trinques. Minha filha está pegando no pé. Mais à noite tenho uma massagem para fazer nas costas de um amigo, e tenho uma massagem nos pés (reflexologia), para fazer numa gata de olhos verdes e de Libra (são tão cativantes!!), e nas costas do irmão dela.

    Lá no Rio Vermelho, para onde vou dia 20, irei procurar um centro xamânico para experimentar o ayuasca, estou curioso...

    Bjão!

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!