domingo, 6 de dezembro de 2009

O Sentimento Da Amizade

        Ahhh... Minha juventude... 'Que saudade dos tempos que não voltam mais'!
        Com 16 anos eu saía no sábado com trocentas festas pra ir! Saía todo todo, cheiroso, com minha calça Lee (gostava mesmo é da Levi’s), que comprava na terça e lavava trocentas vezes em quatro dias, pra desbotar a bendita pra depois tacar ela na máquina de costura (eu mesmo!) e deixar ela justa e baixa...
        Saía umas 8 da noite, ía na primeira festa, na segunda, na terceira... A uma da matina eu já tava na sexta, mas queria mais! Pensando bem, nem eu mesmo sei que porra que eu queria. Sei sim... Na verdade, eu pensava encontrar um grande amor..., o amor da minha vida se possível. Não encontrando ia pra sétima, que já tava uma bosta. Não tinha carro, então fazia essa maratona a pé, às vezes só, às vezes acompanhado de outro infeliz.
       Pensando nisso agora, nem posso afirmar que era feliz e não sabia. Eu era um afobado ansioso.
Sabe, na verdade nem que fosse um masoquista assumido eu sentiria saudade desse tempo. Era muita babaquice prum rapaz só.
      Açambarquei 20% da babaquice dos adolescentes da época, acho que é por isso que tantos se deram bem: eram menos babacas que eu...
      Mas não estou aqui pra falar disso.
      Ganhei três camisetas, e uma polo branca, de meu cunhado. Chegando em casa, tirei-as da sacola e tive a sensação de estar ganhando algo de um irmão. Engraçado essa sensação. A roupa nem é tudo isso, e foi dada de uma maneira... prosaica; lembrei-me na hora também de outra pessoa (um amigo), que teve essa mesma idéia, e o coloquei nesta minha sensação, que se transformou em sentimento. Sei o que é ter um irmão, tive um durante cinqüenta e quatro anos; então, essas duas pessoas me fizeram sentir fraternalmente querido. Não exatamente pela roupa ganha, nem pelo ato em si, mas pelo significado que ‘eu’ senti: tipo ter um irmão de novo.
      Daí, comecei a pensar numa pessoa que conheci (mais) aqui: falando umas coisas, dizendo outras (mais seriamente), brincando de paquera, ouvindo-a, recebendo dela sentimento, conversando um dia sim, outro não, outro não, outro sim; estabelecendo enfim (prosaicamente ou nem tanto), uma amizade interessante. Não quero me referir à amizade ‘em si’ (que já é um milagre, como todas), mas, ao processo de descoberta pessoal que nos leva à ela, ou que ela nos traz. Tem lógica né: amizades são processos que nos amadurecem, vcs não acham?
       Continuando: algumas vezes houve silêncios nesta relação; mas palavras foram ditas, deixando esses silêncios, para trás. Talvez outros silêncios virão, mas a mente não pára de emitir, nem o coração de bater, o melhor portanto é sempre querermos bem; não àquela pessoa que não a vê, que tá em outra, mas a que tem uma idéia do que vc fala (no mínimo), e que percebe as inúmeras possibilidades de amar que você como pessoa traz em si. Falo de um amor universal, seria delimitador atrelar sentimentos a um determinado fim.
      Um viva aos encontros de almas que, como elementos químicos, se juntam para formar importantes substâncias (como o hidrogênio e o oxigênio), cuja união nos mata a sede e alegra a alma.
      Quanto às calças Lee que ajustei para desfilar minha romântica solidão, concluí que, como modelo era um péssimo alfaiate. (Rsrsrsrsrs!)

23 comentários:

  1. Sabe do que mais sinto falta da minha fase até uns 25 anos, é que eu era muito inconsequente... Isso era bom e ruim. Ruim porque me fazia errar muito, bom porque me fazia viver mais emoções... rs

    É impressão minha ou tá rolando um clima com a tal pessoa? rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Não. Não está. Quando nos entregamos a sentimentos essa impressão transparece, mas é equivocada; embora compreensível: somos 'educados' a pensar que qualquer tipo de amizade que nasça entre dois sexos opostos e que seja cantada em verso e prosa, possa ser e levar a um tipo de 'compromisso'. Não é o caso.
    Continuo sendo 'inconsequente' no meu gostar, mas não mais me atiro como pérolas à pessoas que não admiro.
    Emoções são sempre emoções, tem gente que se vicia nisso, assim como em paixões.
    Isso não excui a possibilidade de me apaixonar (longe de mim tal sensação).
    Como você, minha amiga querida, tenho sido um entusiasta da vida.
    Tá detonando no seu blog, hein?
    Abrçs!

    ResponderExcluir
  3. Sempre me disseram que as melhores alturas das nossas vidas são aquelas que não voltam mais (ou seja, o passado). Mas nunca é tarde para aproveitarmos a vida, certo?

    Bem, quanto a outros assuntos, eu já voltei à minha actividade blogueira. :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Toda altura da vida é boa, não é?
    E se não for: ou se a engole, ou a mudamos.
    Quanto ao passado, é só isso que ele é. Uma etapa do tempo inventada pela mente.
    Abração querida.

    ResponderExcluir
  5. Vim conhecer e gostei muito dos textos, do blog...
    Eu tenho saudades de um tempo que não voltará mais. Mas hoje tenho consciência de que estou vivendo a melhor fase da minha vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Sylvio,

    Obrigada pelo comentário lá no blog. Aproveitei pra fazer uma visita... Gostei muito do seu espaço. Voltarei mais vezes.

    Danni

    =)

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Sabe que nunca entendi o apelo do jeans desbotado? Aliás, tem tantas coisas do mundo dos adolescentes pelas quais passei sem entender, sem absorver...acho que estava mergulhada, imersa no meu próprio mundo. Rs

    Mas de amor, eu (acho que) entendo, de querer bem, de conexão de almas, daquela afinidade que simplesmente existe, sem que a gente precise fazer nada, apenas sentir.

    Bacana tua presença lá no Céu. Vou puxar uma cadeira, me acomodar, e te seguir, aqui, através do meu blog pessoal, tá bom?

    Beijo, boa semana.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  8. oi querido!
    um viva aos encontros de almas e um viva aos teus textos, que me remetem a calças justas e desbotadas.
    (falar nisso, elas também pintaram lá no meu blog e eu sei que você leu... e é mesmo assim: um dia a gente está mais pra chilli, no outro já está mais pra manjericão)
    Acho a coisa mais classuda e linda essa amizade-afeto entre vocês dois, coisa de quem já viu e viveu o bastante pra não se aporrinhar com rótulos.
    Puta saudade de vir aqui, viu. Agora vou ler mais alguns lá pra baixo, curtir a tua verve :))
    beijos e queijos.

    ResponderExcluir
  9. Minhas queridas...., fico emocionado..., juro!
    Depois de juntar a fina flor da sociedade bloguense ao meu redor, enfim posso me aposentar.
    Mas não o farei, fiquem sossegadas (é com dois 'ss'?).
    Sou macho, hetero, nasci assim; com o tempo, umas porradas básicas, e um certo direcionamento virei homem, um digno representante da raça humana. Sendo assim, estar entre vcs: inteligentes, sensíveis, graciosas, agradáveis, delicadas, e fortes mulheres, é um dom de Deus. Sem dúvida.
    Escrevo de uma lan, tenho que apresentar um trabalho hoje, não terei tempo de responder à cada uma como sempre faço.
    I will be back!
    Rsrsrs!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Menina, apesar de não ter 'muitas saudades, valorizo imensamente este tempo e todos os demais, mas não os supervalorizo.
    Hoje, minha tendência é valorizar o agora.
    Adorei o blog de vcs.

    ResponderExcluir
  11. Volte sim Daniela Lindo nome(se for o seu).
    Poderemos 'discutir nossas relações' por aqui. Rsrs!

    ResponderExcluir
  12. Luna, vc não é 'deste tempo'... :)
    Estou falando de quando os jeans CHEGARAM no Brasil. A coisa foi muito louca! a emoção varreu seu país na época! Meio difícil vc entender isso já que nasceu 'envolta' neles.

    Muitos passamos pela adolescência se entender, é que são tantas as emoções...

    Pronto! Entendendo de amor e conexões já tá de bom tamanho!

    Se abanque Luna, fique à vontade.
    - Quer um cafézinho?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Querido Sylvio

    Eu tbm tenho saudades da minha adolescência, embora ela as vezes ainda bata em meus estados espirituais de vez enquando.Lembro que lá em DF tinhamos as turminhas da matinê, pra cinema, dançar, casas de amigas, era tudo tão movimentado, tão bom, não tinha tantas brigas, tanta coisa como hoje em dia.Era algo cheio de magia, muita paquera, muitos momentos entre amigos.
    Sobre a pessoa que te fez repensar sobre tudo isso, não tem como não se apaixonar por ela, pelas coisas que ela esceve.Vejo a Wall como se a conhecesse a muito tempo sabe? coisa de quem tem luz.São amigos que vamos construindo uma relação quase que de infância...ou como ela mesma diz, sim!! somos amigos de infância...aqui demosntramos td, por trás desta máquina tem pessoas boas, que se unificam na mensagem de amizade, carinho e trocas de energias.


    Vc é muito querido por mim.
    Obrigada semore por teus carinhosos comentários lá no blog...:)

    Bjo pra ti

    ResponderExcluir
  14. Viva Cosmu!
    Li sim.
    Chili e manjericão... Rsrs!!
    Pode ampliar esse 'classuda', me apaixono com muita facilidade (instantâneamente eu diria), por pessoas apaixonadas pela vida,q que veêm nela um milagre, uma celebração.
    Me comunico aqui com pessoas cuja verve me atraem também.
    Venha sempre, também preciso de você.

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus! Só pensavamos no sexo oposto, em paquerar (não mudamos muito, rs)!!!! Era mágico mesmo!
    Admiro na Wall a alegria dela, a disponibilidade e profundidade emocional, ela se envolve conosco, e demonstra isso no blog e na vida.
    Pois é, encontramos aqui um ambiente propício à relações fraternas, amplas, sinceras, ricas, e por isso mesmo, férteis. Nesse terreno tudo de bom é possível, pois, como sabemos ou intuímos, nossa alma não é pequena.
    Também fico feliz com sua presença aqui. Muito.
    Tô indo lá pro seu espaço agora. Bjus!

    ResponderExcluir
  16. CARA, eu simplesmente adoro essas histórias nostalgicas dos "tempos que não voltam mais", meu pai vive me contando as dele, fico extasiado.

    ResponderExcluir
  17. Ixi! Temos muitas! muitos nem contam todas Eu, num tô nem aí! Na verdade as minhas são até meio pueris... :(

    ResponderExcluir
  18. Sylvio, tô aqui tá vendo!
    Olha, eu fazia isso tbm, sem contar o esquenta antes da festa.

    Eu ia em todas, e confesso, para achar o grande amor da minha vida.

    O foda, é que na segunda ou terceira eu já tava bem da louca, me enganchava em alguém, que lógico, àquela altura era o amor da minha vida, e caceta, no dia seguinte era foda.

    Meu, despachar o grande amor, que não era grande amor, não é fácil.

    Tbm assimilei 20% da babaquice, mas não sei dizer o que é dar certo. Eu dei certo. Tô viva, feliz, buscando, chorando, respirando, querendo, gritando...tá bom né não?

    ResponderExcluir
  19. "O foda, é que na segunda ou terceira eu já tava bem da louca, me enganchava em alguém, que lógico, àquela altura era o amor da minha vida, e caceta, no dia seguinte era foda."

    Ai Wall, tô rindo aqui do que falou!
    Meu Deus, se falar aqui que comecei a beber com lógica, consciência, prazer, e em quantidade, com 40 anos, ninguém acredita.
    Na minha cabeça via outros com suas 'amadas', e me perguntava o que els tinham que eu não.
    Despachar o "grande amor que não é o grande amor"... Só tomando uma!

    Pra mim também tá bão, Wall.

    Ainda bem que apareceu, já tava pensando em ficar de mau...

    ResponderExcluir
  20. Esses sentimentos são únicos. Voce pensa na pessoa e vem a sensação de conforto.
    Seja a idade que for nunca temos tempo de cometer todos os atos gloriosos e tomar a decisoes mais imbecis do mundo, Há sempre espaço pra mais.
    Isso que faz da vida tão vida.

    ResponderExcluir
  21. "Há sempre espaço pra mais".
    Rsrsrs!!!!!! Verdade, viu!

    Ahhh, que bom que gostou!
    Bjocas, amore!

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!