sexta-feira, 26 de março de 2010

Minha Vida Por 'Um Triz'




Um senhor, veio a mim (em meu perfil do Orkut), parabenizar-me pelo meu aniversário.
Essa foi a conversa:

- Obrigado Yahsurun. Que Alá lhe abra e ilumine seus caminhos.
- eu não sou mussumano, esse deus e falso / esse deus e falso
- Espero não tê-lo ofendido. Minha intenção foi a de agradecê-lo. Usar um dos nomes que a humanidade dá a Êle, não desmerece minha intenção de que Ele o proteja e o guarde.
  Poderia neste momento procurar um nome que o povo judeu dá ao Senhor (Aquele que É), e nomeá-lo aqui. Sòmente não o faço pois considero que tê-lo em meu coração é mais importante do que procurar nomes para Êle. De qualquer maneira, peço-lhe desculpas, caso o tenha ofendido.
- não ofendeu, e que o senhor do universo tem so um nome, todos os outros são nomes de idolos, e são idolos, so umas boa oportunidade para te falar: shalom 
  Escrevi e mandei:
- Como dar nome a uma Entidade, uma Força, uma Energia, ou Sei Lá O Quê, da qual derivo? Como nomear a Fonte Primeira da qual viemos e que nos criou?
Essa é minha posição.
Não se chega até Êle pela mente, pela coisas que a mente cria. Mas, pelo coração, pelo sentimento.
Povos e religiões chamam para si a responsabilidade de nomeá-lo, e de dirigir nosso corações e pensamentos até Êle; existem pessoas que não nescessitam disso, são pessaos que O sentem, sem palavras, sem pensamentos, sem doutrinas, sem racionalizações, mas, apenas com o coração, com os sentimentos, que são (nas palavras Dele), a linguagem de Deus.
É nisso que acredito.
Assim como os judeus, outros povos fizeram maravilhas para que a humanidade alcançasse um alto grau de espiritualidade e ciência.
Não posso desmerecer um em detrimento de outros, valorizo a todos! Inclusive a um povo tão novo e tão cheio de defeitos como o povo brasileiro.
todos tem sua parcela de responsabilidades, e, rezo para que entendam isso. Tudo bem, nem precisaria 'rezar': Êle, que a tudo nos provê, sabe disso.
shalon
  Ele continuou:
- os homens dizem varios nomes, mas o que esta escrito na torah e um só.
Respondi:
- Na extensa caminhada que o homem (e o povo judeu), percorreu, muitos nomes foram usados para nomearem Aquele Que Nos Ama. Achei alguns..., mas, sem dúvida são infinitos. Como Êle o É.
http://www.yohanan.com.br/curiosidades/os_nomes_de_deus.htm
  Ele ficou em silêncio. Conclui:
- Eu sei...
Deus é Uno. É desta premissa universal, que os homens de boa vontade professam, que ancoro meus sentimentos para com o que é divino.
Meus ensinamentos foram baseados na Bíblia, considerado o livro sagrado para os cristãos. Eu era criança, e à criança não lhe é dado o direito de escolha. Caso tivesse a oportunidade, teria escolhido o que dizia (e diz), meu coração. É o que hoje faço; minha bíblia eu a leio no coração, no olhar, no pensamento, e nas atitudes dos homens.
Estou feliz, tenho um caminho a que percorrer. E o faço em paz.
Não me respondeu...

Espero não ter algum judeu ortodoxo batendo em minha porta perguntando do que qui eu tava falando....
Preferi colocar a foto do suíço Roman Signer, nascido em 1938 ( do que outra de um judeu assídico). É um artista visual que trabalha não só com fotografia, mas também com esculturas e vídeo. Sua série de "esculturas em ação" foi uma das finalistas do Prix Pictet, em Tóquio.

2 comentários:

  1. Acho realmente que Deus é um só, porém existem várias formas de chamá-lo. Portanto, isso não significa que ao variarmos um nome, estaremos nos referindo à outro ser ou à outro tipo de Deus (se é que existe).
    Concordo com você, Sylvio. Um nome é apenas um nome e cada cultura, cada dialeto, cada idioma ou cada religião o pronuncia de uma forma, mas o interpreta da mesma maneira!

    Bom final de semana... ♥

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!