domingo, 18 de julho de 2010

Nossa Língua Portuguesa

Nossa língua é bela.
Muito castigada, é fato.
O ensino é raso, gramatical, técnico: a criançada não tem saco..., e têm uma certa razão.
Escritores, poetas, ensaístas, nos mostram todos os dias, aqui e ali, a beleza que ela contém: a sonoridade, o deslizar suave e acolhedor que dela advém.
Um falar especial, reconhecido por outros povos e culturas; um rico escrever.
Há que se valorizá-la, sem dúvida!

12 comentários:

  1. O que enche o saco é o "Internetês", né? =\

    Beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Lunita...

    O que enche o saco é a empáfia no falar (ou escrever), a repetição de palavras, e hermética linguagem que algumas profissões (e profissionais), insistem em nos esfregar na cara como se isso os transportassem para um olimpo qualquer...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Grande verdade bela língua pena que nem todos percebem esta riqueza como você...Esses dias estava lendo um livro interessante de Roberto Freire(o psicanalista,jornalista e escritor,não o deputado!rs..)e ele descreve algo muito interessante onde se identifica com um paciente,ambos considerados estranhos e comentados pelas pessoas na infancia por terem criado um dialeto próprio,pensavam ser coisa de maluco,mas de um modo belo ele diz ser o dialeto dos poetas...Creio nisso,acabamos encontrando nossos iguais ao longo do percurso,talvez esteja aí o significado das tais tribos,e podemos dizer que a tribo dos poetas existem,através de versos ou apenas monossílabas conseguimos nos interpretar e sentir.Não me considero poeta mas uma pessoa sensível ao ponto de conseguir sentir o que elas querem transmitir(as palavras).

    Belo post!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto (e lido), lindos trabalhos, poemas, contos, diálogos, ilustrações, cartoons, entre outas criações aqui no Blogger, que me incitam a escrever, descrever, comentar, e elogiar...
    Vejo o esforço em transmitir o que têm, de uma forma agradável aos olhos e ao espírito. De um jeito ou de outro as palavras que constituem nossa Língua estão presentes; por tudo isso, o post.

    Também me alegro por ter a sensibilidade suficiente para perceber essa riqueza colocada ao nosso alcance por iguais; sim, considero-os meus iguais, minha tribo...; da qual você faz parte.

    Que bom que gostou.

    Abrçs.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Sylvícola, o pessoa da Euritmia, por exemplo, fica doido com o Guimarães Rosa. Imagina apresentá-lo em alemÃo....heheheh

    ResponderExcluir
  6. Merece ser valorizada e estudada.

    O desleixo com a língua é vergonhoso, principalmente para quem tem acesso á versão culta dela .



    Sylvio, já disse obrigada pelo carinho e assiduidade no meu blog?

    Muito Obrigada !
    PS: Estou sempre te espiando ..

    ResponderExcluir
  7. Euritmia
    Surge então uma pergunta: é possível movimentar-se o corpo de forma a imitar o que acontece na fala? Podemos imaginar que aí o movimento atingiria dimensões nunca antes imaginadas. Como isso é possível? Isso é possível expressando com movimentos do corpo e especialmente com os braços a forma do movimento do fluxo de ar no organismo fonador quando falamos. Imaginemos que queremos expressar assim uma poesia que estamos ouvindo. Algo maravilhoso resulta daí, e o nome dessa arte é Euritmia.

    Para todos, e para mim, o significado de Euritmia.

    Wall, uma idéia 'maldosa'...
    Rsrsrsrs!!

    :)

    ResponderExcluir
  8. Um prazer tê-la aqui entre a gente, Gessica!

    Pois é, acho que bom gosto por coisas bonitas nós adquirimos através de vidas... (entenda isso lhe mais agradar); 'todos' temos chances (alguns realmente não têm), de ter contato com boa literatura (ou, no mínimo, com pessoas boas que nos levam a querer algo a mais da vida).

    Não me agradeça, tenho imenso prazer em visitá-la.

    PS.:Espiar é ótemo!

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!