quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Um Poeta Humanamente Chacal

...cupido...

minha escrita é reta como seta
que aponta fálica tipo faca
para o alvo de tua alva alma
onde almejo o beijo fatal
alvejarei a uva e a cereja
que se aninham ali na linha
equidistante entre o antes e o durante
na rota do teu agora
me agrada esse cortejo
sei que ele te excita
isso facilita e melhora a precisão da mira
por onde miro e cobiço tua amora
atesto que meu texto te seduz
esta é minha intenção
porque senão onde residiria
qualquer outra função à poesia?
o poeta é um chacal que pelo verso se traveste de cordeiro
e acredita piamente que o seja mas se trai em cada frase
que não é mais que uma espreita na espera do avanço
no intento do abate sem embate traiçoeiro e fatal


Melhor do que falar de Guru Martins ('truta', broder da Betina!), é postar sua poesia, que, vou te contar: é de alta amperagem!
http://balaiodasletraseoutrasdoguru.blogspot.com/
No começo fiquei meio assim, depois, meio assado... O rapaz é fera.
Pensei num primeiro momento que fosse um poeta comedor (conheci um bunitão assim lá em Buenos Aires quando era mochileiro nos anos 70, o cara comia todas com seus versinhos, tanto quanto o Berluscone com sua grana e posição; se fosse invejoso, eu teria morrido lá, nos anos 70...).
Mas o Guru é algo mais; viajamos com ele, nos vemos no poema, que é universal.
Mulheres podem ser nossa caça, assim fomos feitos; mas morremos a cada passo que damos para nos acercar do que caçamos, para reviver nesta dança magica.

(Betina acabou de me informar: na semana passada Guru Martins perdeu um filho, em um acidente de moto.)

6 comentários:

  1. maravilha de poema!
    sim, Sylvio, já conheço a poesia do Guru e admiro... você fez justa homenagem :)
    beijos aos dois.

    ResponderExcluir
  2. caramba sylvio, que legal!

    tudo o que você disse sobre ele é verdade, ele é de alta amperagem!

    fiquei emocionada por ver o seu gesto.

    um beijo, querido.

    ResponderExcluir
  3. ...hehehehe...
    Silvio, meu irmão
    a honestidade de tuas palávras
    revelam um homem verdadeiro
    a espontaneidade do teu ato
    me ajuda a viver
    a luta do luto
    com a dignidade
    que o momento exige

    agradecido, tamos juntos

    ResponderExcluir
  4. Mercedes - Guru Martins - Betina

    Um poema digno de suas estaturas poéticas, Mercedes e Betina!

    Basicamente, foi para vcs duas que o coloquei; e para mim, claro!; e para outras(os) leitoras(es) também, claro!

    O guru tem o dom de nos mostrar por um angulo muito particular, importante, e vital: o da nossa desperta, e ativa sexualidade; essa é a nossa: a do homem, a do macho!: emoções que correm, do peito para nossa musculatura, que mais firmes ficam quanto mais perto estamos do objeto de nossa atenção, de seus movimentos, dança, olhar; poderemos talvez sermos depois acuados, pode-se recuar mas já nos mostramos a que viemos.

    Hum... Me alonguei um pouco em minhas divagações, ou, considerações.
    É que a poesia do Guru é forte, direta, e é basica: é a base dos sentimentos do animal homem - não há concuspicência, o erotismo se confunde - é mais do que isso - se mescla à energia latente, nos transformamos em dinamos; seduzimos.

    Bom, deixa pra lá.

    Não faça do luto uma luta, Guru.
    Ele veio para ficar, e fará com que ame a lembrança de seu filho, que esteve, está, e estará eternamente ao seu lado.

    É o que sinto com relação a um irmão gêmeo, com quem sonho de vez em quando.

    Mercedes: que bom que gostou!!!!

    Betina: obrigado por sem querer apresentá-lo.

    Guru, uma honra vc em minhas paginas: no blog, e aqui.

    Um grande abraço a vcs três!!

    ResponderExcluir
  5. ...deixa para lá nada, meu amigo!

    você fez um resumo comportamental do animal macho (por quem tenho toda a admiração e idolatria..rs), de vocês masculinos, absolutos, indispensáveis, que eu não posso deixar para lá!

    suas palavras foram certeiras,
    como são o do meu querido animal guru martins.

    na língua não cabem papas!

    abraços, e beijos.

    ResponderExcluir
  6. O que seria de nós se não fossem mulheres como vc...

    Abraços. E beijos.

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!