sábado, 29 de setembro de 2012

Meditação, Uma Resposta


Tenho pensado, e lido, a respeito da meditação.
Parece-me que esse, a meditação, é um ato relevante que deve ser levado em consideração.
Tenho percebido que, antes de p

raticá-la, é importante ter uma ideia mais profunda do que consiste um meditar. Encontrei esta informação através da leitura de um mestre, Krishnamurti. Este ensinamento, da maneira como nos é passado por este filósofo, está total e radicalmente dissociado de quaisquer conotações religiosas, o que considero 'n' pontos a favor.
As palavras que citarei abaixo pertencem a algumas palestras em que o assunto, meditação, vêm a tona.
Identifico-me profundamente com elas (palavras, e palestras), e com tudo o que ele diz a respeito de uma melhor visão de vida.
Meu senão fica por conta de um sentimento maior que devoto a um Algo, a uma Entidade, a um Alguém a Quem chamamos de Deus. Acredito na existência deste Senhor, que Krishnamurti faz questão de não citar; mas isso vai de cada um. Eu, acho, já nasci acreditando. Rsrsrs!!


(...)"Costumamos separar o som do silêncio. O som é o mundo; o som é a batida do coração; o universo está repleto de sons; os céus, as milhares de estrelas, todo o firmamento está cheio de som. E consideramos o som uma coisa intolerável. Mas, quando escutamos o som, o próprio ato de escutar é silêncio. O silêncio não se separa do som. A meditação, portanto, não é algo planejado, organizado. A meditação apenas é. Começa com o primeiro passo que é o estar livre de todos os ressentimentos, livre de tudo que já acumulamos - temores, ansiedades, solidão, desespero, sofrimento. Essa é a base, o primeiro passo e o primeiro passo é o último passo. Se derem o primeiro passo, termina tudo. Mas não estamos com vontade de dar esse primeiro passo porque não queremos ser livres. Queremos depender - do poder, de pessoas, do meio-ambiente, de nossa experiência, do conhecimento. Nunca nos libertamos da dependência, do medo.(...)

O texto, acima, foi retirado deste site: http://www.krishnamurti.org.br/?q=node%2F2

Swami Jiddu Krishnamurti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!