sábado, 29 de setembro de 2012

Minha Religiosidade


Através dos séculos vários instrumentos materiais (imagem lá embaixo), ou imateriais, foram usados para que a religião, essa ou aquela, fosse aceita pelos infiéis.
Normalmente elas associam suas prédicas ao deus em que cada uma acredita e personifica da maneira que lhe apraz, modificando e amenizando aqui e ali essas características com o passar do tempo.
Salva-se uma ou outra, que evita engessar demais a liberdade interior do fiel.
Qualquer instituição (hoje ou ontem), que mata seres humanos para serem aceitas, seja política, militar, ou religiosa, não merece minha aquiescência; embora, de acordo com meu bom senso, as aceite como um fato.

Uma pessoa 'religiosa', ao ler estas palavras pode ficar indignada, pensando que sou um iconoclasta desrespeitoso com a alma mergulhada na escuridão; irá sentir crescer dentro dela um fogo indignado e purificador, tipo assim..., uma raiva; talvez irá pensar: vai ser burro assim no inferno!
Rola uma tendência, entre as pessoas religiosas, uma certa falta de..., universalidade; voltam-se para a própria comunidade, que professam a mesma crença; e o resto, é Resto: já nasceram condenados, os pobres.

O óbvio é que, nestas alturas dos acontecimentos evidentes, nem se precisa desenhar para perceber o quanto de beleza encontramos fora das religiões, e dentro da gente.






4 comentários:

  1. "Rola uma tendência, entre as pessoas religiosas, uma certa falta de..., universalidade; voltam-se para a própria comunidade, que professam a mesma crença, e o resto, é Resto: já nasceram condenados, os pobres".

    ...o código de grupo que vem operando por eras e eras...
    o discurso do sagrado/de supremacia étnica/ideológico e/ou/junto com o poder de fogo regado a uma convicção mística, parido pelo delírio junto com o auto engano, realizam "milagres"...
    foda!

    aql abç

    ResponderExcluir
  2. É verdade, uma pessoa religiosa tende a iluminar menos que uma pessoa que acredita em Deus e vive com bom senso.
    Você já ouviu aquela frase que "a religião é a gaiola que prende o passarinho que é Deus".
    E é verdade, fora da igreja (mesmo com meus atos incoerentes à Bíblia e Alcorão e qualquer outro livro) conheci um Deus bom, protetor e animador, diferente do Deus da igreja que parece existir só pra nos mandar pro inferno por atitudes cotidianas.

    Enfim, haja paciência!

    ResponderExcluir
  3. Raysla

    Leia este livro. Acho que poderá gostar.

    https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:C35OVaSYApAJ:www.luzdegaia.org/downloads/livros/diversos/Conversando_com_Deus_Neale_Donald_Walsch.pdf+&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiCfveUDf0Gu9MyFcNkrGU9EFHvK4M-DgsEd3rLtaJgG7sO5aDLCrIybXw87Z88Ry1sMoDw16W72pJ8wFCPlN3uzIvFO28aXf7FskD8I0zlxyKvkDb72LBtjKRbevGNul92j77N&sig=AHIEtbTunoRdk54IOZxW2UTQocY45QdpYg

    Bjs.

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!