domingo, 25 de outubro de 2009

DEUS, EU, VOCÊS, AS COISAS, E TUDO O MAIS

O autor de Mochileiros das Estrelas (falecido ‘precocemente’) fez uma citação, de lavra própria, que diz o seguinte:
O Homem se parece com uma poça de água que julga que o buraco em que ela está foi criado exclusivamente  pelo Universo para abrigá-la”. É alguma coisa assim.
De cara percebemos que a frase evidencia uma maneira egocêntrica, de se julgar.
Por outro lado, percebi uma coisa, agora: levando-se em consideração como nossa vida, esse presente, é sustentada pelo Infinito Amor que é a Essência de Deus, é bem possível que não seja arrogância nossa pensar que este planeta perdido na imensidão do Universo, tenha sido feito exclusivamente para nós.
A grande estupidez, da qual Deus tem consciência, é claro, é a de não darmos valor a isso, a esse milagre (eu, por exemplo, estou acabando de acender um cigarro. Isto é: ferrando, irresponsavelmente, o meu ‘universo’ físico).
Se o fumo eu não largo (ainda não o fiz), então, proporcionalmente, devo fazer inúmeras outras burradas, dentre as quais se inclui ferrar o planeta, meu próximo, meu patrão, os 'bicho'... (tudo isso de muitas formas: ignorando-os, por exemplo). Que chato, viu!
Então, o que fazer?
Bem, creio que: concientizar-se sem pressão, de que: se você cuida de si saberá cuidar com mais amor, do seu planeta. E veja, entre você e seu planeta existem milhares de coisas que pedem sua atenção (como foi mencionado).
Meu pai me ensinou a dirigir (aos oito anos), de uma simples maneira, dizendo o seguinte:
- Olhe, enquanto você estiver olhando a estrada tendo como guia a figura metálica que está em cima do capô, vc ficará de lá pra cá zanzando pela estrada, como agora. Olhe pra cima, lá pra frente!
Levantei então os olhos, lááá pra frente! Não é que o carro começou a andar em linha reta??? Que coisa!
Meu pai tirou de dentro de si naquele momento, naturalmente, o potencial de ensino que tinha, e que pouco usou de uma forma tão humana, amorosa, e coloquial. Que Deus, que sempre o teve, o mantenha; como sempre o manteve.
Então, nada mais lógico que levantar ‘minhas vistas’ para poder começar a caminhar, sem muitas sinuosidades, pela vida.
Creio que, dessa forma, até nossas indignações serão mais ponderadas, nossos caminhos percorridos mais rápida e seguramente, olharemos a paisagem, chegaremos ao nosso destino menos estressado.
Vocês sabem que até nisso podemos usar Deus? Para parar de fumar? Pois é. Imaginem então quanto ao resto. Usemo-Lo então. Passo a todos vocês, o pedido Dele. Assim, dessa forma: coloquial, singela, e amorosamente. Exatamente como Ele a nós se dirige.

4 comentários:

  1. ah, as coisas e tudo mais!
    é coisa pacas...
    (enquanto escrevo parei pra acender um cigarro)

    Ontem pensando nessas coisas, no universo, é que saiu o 'concêntricos'.

    ResponderExcluir
  2. O problema é que qd o homem se olha.
    Ele se perde no egoísmo.As maravilhas de Deus cai na amnésia de dias que sem a permissão do arquiteto geral do universo podem nem chegar a acontecer

    ResponderExcluir
  3. Quando vc se olhar, não fique 'pensando coisas'. Olhe-se, e pronto; sem julgar. aí verá coisas interessantes.

    ResponderExcluir

Atue! Movimente-se! Se expresse! Nem que seja só comentando aqui!